A escola exerce importante papel na nossa sociedade. Nela, os
indivíduos entram em contato com o conhecimento acumulado
pelas inúmeras ciências, desenvolvem capacidades linguísticas e
apreendem importantes questões relacionadas à organização das
sociedades. O ambiente escolar, por sua pluralidade, possibilita que
alunos, pais, professores e demais funcionários entrem em contato
com diferentes pontos de vista e aprendam a conviver com as diferenças. Além disso, não podemos deixar de considerar que, sendo
um espaço de relações sociais humanas, a escola também se faz
um campo propício para a discussão política, pois ser político nesse
âmbito é compreender como as relações de poder são estabelecidas dentro dela e saber avaliar como isso repercute nos serviços
que a unidade escolar oferece à comunidade.
O principal documento produzido com as escolas é o Plano Político
Pedagógico (PPP), que tem como finalidade nortear as ações nos
centros de ensino. Elaborado coletivamente pela comunidade escolar (constituída por professores, diretores, demais funcionários da escola, alunos, pais e a população do entorno), esse documento reúne
as principais ideias, fundamentos e orientações curriculares e organizacionais que a instituição de ensino seguirá. Em resumo, ele é a
identidade da escola, pois é formulado para atender as necessidades do seu público. Sua formulação e construção seguem as orientações
contidas nos artigos 12, 13 e 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, ou Lei Federal nº 9.394), de 20 de dezembro de
1996. Ainda que seja um documento político muito importante para
as escolas, nem sempre ele é redigido de maneira participativa, o que
impede que a comunidade escolar o considere representativo dos
seus interesses.
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