domingo, 8 de dezembro de 2019

Educação Ambiental na Escola

A escola exerce importante papel na nossa sociedade. Nela, os indivíduos entram em contato com o conhecimento acumulado pelas inúmeras ciências, desenvolvem capacidades linguísticas e apreendem importantes questões relacionadas à organização das sociedades. O ambiente escolar, por sua pluralidade, possibilita que alunos, pais, professores e demais funcionários entrem em contato com diferentes pontos de vista e aprendam a conviver com as diferenças. Além disso, não podemos deixar de considerar que, sendo um espaço de relações sociais humanas, a escola também se faz um campo propício para a discussão política, pois ser político nesse âmbito é compreender como as relações de poder são estabelecidas dentro dela e saber avaliar como isso repercute nos serviços que a unidade escolar oferece à comunidade.

O principal documento produzido com as escolas é o Plano Político Pedagógico (PPP), que tem como finalidade nortear as ações nos centros de ensino. Elaborado coletivamente pela comunidade escolar (constituída por professores, diretores, demais funcionários da escola, alunos, pais e a população do entorno), esse documento reúne as principais ideias, fundamentos e orientações curriculares e organizacionais que a instituição de ensino seguirá. Em resumo, ele é a identidade da escola, pois é formulado para atender as necessidades do seu público. Sua formulação e construção seguem as orientações contidas nos artigos 12, 13 e 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, ou Lei Federal nº 9.394), de 20 de dezembro de 1996. Ainda que seja um documento político muito importante para as escolas, nem sempre ele é redigido de maneira participativa, o que impede que a comunidade escolar o considere representativo dos seus interesses.


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